O Curioso Caso do Preço da Phoenix Box

Laura
4 min readSep 3, 2019

--

Ou curioso caso da versão remasterizada de CDZ.

Ontem saiu a notícia de que a Phoenix Box, a última caixa da remasterização de Os Cavaleiros do Zodíaco lançada pela PlayArte, já estava em pré-venda no site da empresa. O preço? Quase 300 reais pelo blu-ray e quase 120 pelo DVD.

Para quem não lembra, a empresa anunciou lá para abril que cancelaria os lançamentos em blu-ray devido ao prejuízo dos mesmos, mantendo apenas os DVDs. Na época, faltavam apenas duas boxes para serem lançadas, Andromeda e Phoenix. Em maio, ela voltou atrás, cancelando o cancelamento e mantendo os blu-ray em formato de “edição limitada”. Chama a atenção uma das franquias de anime de maior peso no país ter problemas de vendas de DVDs (e justamente da série principal, com um spin-off seria menos esquisito). Talvez por isso, a notícia foi amplamente veiculada e, possivelmente, recebeu até mais atenção que os lançamentos das boxes geralmente recebem.

© Masami Kurumada, Shueisha / Toei Animation

Edições limitadas talvez sejam uma boa alternativa para lidar com esse tipo de situação em que o produto não rende o tanto que era esperado. Mas uma edição limitada também geralmente requer um tratamento melhorado que justifique que ela seja… bem, limitada.

A Pegasus Box, a primeira caixa, vinha com:

  • 24 episódios
  • “padrão japonês de imagem”
  • dublagem japonesa e brasileira (Álamo), com opção de legendas em português — áudio Dolby Digital 2.0
  • extras: abertura e encerramento em português, com créditos localizados; títulos em português e eye-catches em português
  • formato digipack
  • brinde: luva especial com imagem exclusiva do Seiya produzida pela Toei para este lançamento e livreto de 8 páginas

Legal né! E o que a Andromeda Box, na sua “versão limitada”, o que tinha?

  • 26 episódios (para cobrir Asgard inteira na edição)
  • “padrão japonês de imagem”
  • dublagem japonesa e brasileira (Álamo), com opção de legendas revisadas (?) em português — áudio Dolby Digital 2.0
  • Soldier Dream e Blue Dream disponíveis em português e japonês
  • formato digipack
  • brinde: luva especial com imagem exclusiva do Shun produzida pela Toei para este lançamento e livreto de 8 páginas
  • extras?: abertura e encerramento em português, com créditos localizados; títulos em português e eye-catches em português?? (a matéria citada não deixa claro, mas suponho que tenha)

Posso ter perdido algo mas…. não entendi. O preço do blu-ray subiu da faixa de 150~170 reais para 299, mas, a menos que eu tenha visto errado, não teve nada que tornasse essa edição minimamente mais atrativa. Tudo bem, não dava para produzir do jeito que tava, mas lançar a mesma coisa porém só com uma tiragem mais baixa? Se anunciassem que Kit-Kat vai sair do mercado porque “não vende”, e aí anunciassem que vão continuar vendendo, mas como “edição limitada”, e aí botassem o exato mesmo Kit-Kat nos mercados de novo com um preço bem maior, vocês comprariam? Achariam justo?

© Masami Kurumada, Shueisha / Toei Animation

Eu não entendo muito desse tipo de coisa, mas jogar de novo no mercado o mesmo produto, só que mais caro e em menor quantidade, não me parece um bom manejo de crise. Para o cliente, fica a impressão que não houve planejamento, pesquisa de mercado ou nada do tipo e que o preço não tem nenhuma grande justificativa para subir tanto, porque o problema de retorno é da empresa e não dele.

Mas, enfim, o que a Phoenix Box tem a ver com isso tudo? Bem, ela tem as mesmas coisas da anteriores e, como dito ali em cima, custa exatamente a mesma coisa que a Andromeda só que… ela só tem 15 (quinze) episódios. De verdade, quase 300 reais por quinze episódios e nenhum grande brinde? Nenhum acabamento especial? Nada? Pelo mesmo preço de um box com 11 episódios a mais? Num momento de crise no país, essa é mesmo uma boa ideia?

Cavaleiros do Zodíaco é uma marca que comporta produtos caros. Mangás em formato de luxo, roupas de grife, certamente tem quem possa e queira comprar essas coisas (e talvez até um ingresso caro de evento de fã para fã, se ele for bem organizado). E, obviamente, tem quem possa e queira comprar a série clássica inteira em blu-ray, que é mais caro que DVD. Mas, um blu-ray de quase 300 reais tem que valer seu preço.

Não acho que alguém vai me dar essa resposta, mas existe alguma coisa que justifique esse preço? Isso faz parte de alguma estratégia de mercado? Porque, pra gente que olha daqui, parece que a matemática tá errada. Tipo quando a Saori diz que 20+47+12 é 88 na dublagem da Gota Mágica.

--

--